KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

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KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Qua Fev 28, 2018 1:28 pm

Boas companheiros,

Sim eu sei que não tenho actualizado o meu DB no entanto irei actualizar assim que as coisas acalmarem mais um pouco a nível profissional.

Abri este tópico porque preciso da vossa ajuda a tentar perceber o que se passa com a Fate.

Pelo título já devem ter uma ideia do que se passa, mas eu explico melhor... (desde já desculpem pelo testamento)

À coisa de 2000km atrás, no primeiro dia de chuva agreste, ao sair do trabalho e a ir para casa, a Fate morreu a meio do caminho, ou seja do nada desligou-se e não quis voltar a ligar... Passados uns minutos com alguma insistência minha (o que levou a que a bateria morre-se entretanto) lá a consegui ligar e levar até os 50m finais do sitio onde ela costuma descansar...
No dia a seguir levei o carro para o trabalho e quando cheguei tentei pôr a Fate a trabalhar mas nada, resolvi então ir às bombas ao pé da minha casa (de carro) buscar gasol para a menina (sei lá podia ser disso xD) como o assunto não ficou resolvido, mandei-a de reboque para a RameMoto. Após alguns dias lá descobriram que tinha sido o sensor de temperatura que tinha dado o berro. Agora as nossas meninas são especiais (não sei dos outros modelos) mas sem o dito cujo não funcionam, como estava dentro da garantia trocaram-mo e a Fate ficou pronta para as curvas again Aplausos

Passados uns dias (2 semanas penso), aconteceu o mesmo... Alta chuvada e a Fate a meio do caminho, puff, desliga-se... A muito custo (1h30m do Marquês à RameMoto) lá a consegui levar sem reboque. Deixei-a lá e no dia a seguir telefonei para explicar que já lá tinha estado, que tinham trocado o sensor e que tinha dado o mesmo problema. Mais 1 semana a fazerem testes e não descobriram nada, por descargo de consciencia meteram-me um NGK e ela ficou a trabalhar bem again (simularam a chuva e tal, e não deu em nada).

Ontem com a chuva, puff aconteceu o mesmo... Antes de a enviar para a RameMoto (ela tá quase na revisão dos 4000Km, queria aproveitar nessa altura para falar again do problema) queria saber se algum dos companheiros teve um problema semelhante ou se têm ideias do que possa ser...

O que eu acho, é que o sensor fica marado com a chuva e deixa de calcular correctamente a temperatura fazendo com que se desligue e só passados uns minutos a consiga ligar...

Alguma ideia?

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por SL125 em Qua Fev 28, 2018 2:55 pm

Boas companheiro,

Eu de Euro4 não percebo nada, e a julgar pela kilometragem, tens andado bem, portanto se calhar és dos que tem mais experiência na máquina.

Mas pela lógica, saltam-me duas coisas:
- a primeira é que há que ver o porquê de estar a ir parar água ao sensor (mau isolamento dos fios? rotura no cabo? rosca do sensor em mau estado e deixa entrar água?

- a segunda, poderia ser a mota estar a trabalhar com temperatura demasiado alta (necessitar de afinação do EFI) , mas aí é estranho a avaria só se dar quando chove...

Aguardemos mais feedback.
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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Qua Fev 28, 2018 3:36 pm

@SL125 escreveu:
Eu de Euro4 não percebo nada, e a julgar pela kilometragem, tens andado bem, portanto se calhar és dos que tem mais experiência na máquina.

Pois infelizmente (ou felizmente, depende do ponto de vista) Euro4 é recente, e existem poucos problemas reportados. Pode ser que alguem que tenha Euro4 tenha tido um problema semelhante.

@SL125 escreveu:
Mas pela lógica, saltam-me duas coisas:
- a primeira é que há que ver o porquê de estar a ir parar água ao sensor (mau isolamento dos fios? rotura no cabo? rosca do sensor em mau estado e deixa entrar água?

Penso que se fosse cabelagem na RameMoto tinham apanhado essa situação.

@SL125 escreveu:
- a segunda, poderia ser a mota estar a trabalhar com temperatura demasiado alta (necessitar de afinação do EFI) , mas aí é estranho a avaria só se dar quando chove...

E se for o contrario? Dessa forma com a chuva já se queixaria?

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por SL125 em Qua Fev 28, 2018 3:45 pm

Respondendo à última questão:
eu julgo que o frio não afeta o EFI, pelo menos a mota vem preparada para pegar nas mais adversas condições de frio.

já o calor em excesso, pode não ser bem assim... o motor pode andar sobreaquecido se a mistura ar/gasolina for pobre.

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por Luís Lourenço em Qua Fev 28, 2018 4:17 pm

Boas.
Tb tenho KSL euro 4, ainda apenas 1500km.
Já por duas ou três vezes apanhou com água em cima em boa quantidade e nunca tive tal problema. Também pegar ao frio depois de noites bem frias em que esteve ao relento sempre pegou à primeira.
Só falta rolar com calor intenso mas isso só lá para o Verão.
Espero que possam descobrir a origem do problema da tua Fate rapidamente.
Abraços e boas curvas thumb up v riding

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Qua Fev 28, 2018 4:28 pm

@Luís Lourenço escreveu:Boas.
Tb tenho KSL euro 4, ainda apenas 1500km.
Já por duas ou três vezes apanhou com água em cima em boa quantidade e nunca tive tal problema. Também pegar ao frio depois de noites bem frias em que esteve ao relento sempre pegou à primeira.
Só falta rolar com calor intenso mas isso só lá para o Verão.
Espero que possam descobrir a origem do problema da tua Fate rapidamente.
Abraços e boas curvas thumb up v riding

Luís,

Com o teu comentátio lembrei-me que a Fate tem um comportamento (no meu haver) pouco normal.

Pega melhor com um frio de rachar que com temperaturas amenas... na volta o SL125 tem razão com o EFI, e com a chuva atinge uma diferença superior e o sensor morre (temporariamente)...

Já levo estes inputs extra para a revisão v

PS: Em relação ao que o SL125 disse, em média estou a fazer uns belos 600Km por mês

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por SL125 em Qua Fev 28, 2018 4:33 pm

@nmfp escreveu:....
PS: Em relação ao que o SL125 disse, em média estou a fazer uns belos 600Km por mês

INVEJA....aquela coisa feia

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Qua Fev 28, 2018 4:46 pm

Por acaso reparei que já existe um post semelhante a este Embarassed

http://keeway-riders-pt.omeuforum.net/t895-rpm-mortas

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por Luís Lourenço em Qua Fev 28, 2018 6:05 pm

@SL125 escreveu:
@nmfp escreveu:....
PS: Em relação ao que o SL125 disse, em média estou a fazer uns belos 600Km por mês

INVEJA....aquela coisa feia

Eu tenho a mota ha 3 meses pelo k perfaz cerca de 500km por mês mas o gosto de rolar nela é tanto k me parece pouco. Gostava de andar o dobro se pudesse. thumb up

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por Luís Lourenço em Qua Fev 28, 2018 6:13 pm

Vou colocar uma questão que pode ser muito parva. Referiste que tas quase a ir à revisão certo?? Como está o óleo? Poderá um nível insuficiente ou má qualidade do mesmo provocar sobreaquecimento do motor e a moto estar preparada para desligar nesse caso?

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Qui Mar 01, 2018 9:33 am

@Luís Lourenço escreveu:
@SL125 escreveu:
@nmfp escreveu:....
PS: Em relação ao que o SL125 disse, em média estou a fazer uns belos 600Km por mês

INVEJA....aquela coisa feia

Eu tenho a mota ha 3 meses pelo k perfaz cerca de 500km por mês mas o gosto de rolar nela é tanto k me parece pouco. Gostava de andar o dobro se pudesse. thumb up

Já somos dois cheers às vezes até dou uma voltinha maior Laughing

@Luís Lourenço escreveu:Vou colocar uma questão que pode ser muito parva. Referiste que tas quase a ir à revisão certo?? Como está  o óleo? Poderá um nível insuficiente ou má qualidade do mesmo provocar sobreaquecimento do motor e a moto estar preparada para desligar nesse caso?

Sinceramente não sei como ver a qualidade do óleo, no entanto pelos indicadores o nível parece-me bem... A 1ª vez que aconteceu a mota devia de ter uns 500/1000Km após a 1ª revisão... Por isso penso que se fosse essa a situação tinham detetado logo No

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por Luís Lourenço em Qui Mar 01, 2018 6:07 pm

@nmfp escreveu:Já somos dois  cheers às vezes até dou uma voltinha maior  Laughing

Lol eu faço o mesmo, o meu percurso trabalho-casa são 12km mas as vezes consigo transforma-los em 30km eheheh. Sempre aproveito e fico a conhecer Lisboa noutros caminhos thumb up riding

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por Bombas em Sex Mar 02, 2018 8:58 pm

Mera opinião ,EFI com gasolina mais fraca ,as sem aditivos ,a minha bichita farta-se de vir abaixo. Depois de quente rola maravilha .Nesta revisão vou pedir para limpar os injectores ,e nunca mais coloco gasolina de marcas brancas .

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por MarcoSL125 em Sex Mar 02, 2018 10:03 pm

A minha SL conta agora com 10 meses nas minhas mãos. Meto quase sempre 95 simples da Prio. So mesmo mesmo raramente meto na Respsol, Bp ou Galp, e quando o é meto na mesma 95 simples.

Até ao momento a mota conta com 37000km e uns picos... nunca tive problemas. Meto de vez em quando uns aditivos mas (e por ela ser de carborador) nem deve fazer nada ... de resto nunca notei diferenças de outras 95 ou mesmo 98.

Acho que é e continuará a ser algo para muitas é diferentes opiniões.

Abraços Wink

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Dom Mar 04, 2018 9:58 am

@Bombas escreveu:Mera opinião ,EFI com gasolina mais fraca ,as sem aditivos ,a minha bichita farta-se de vir abaixo. Depois de quente rola maravilha .Nesta revisão vou pedir para limpar os injectores ,e nunca mais coloco gasolina de marcas brancas .

Também me disseram para pôr uma gasolina melhor, visto que metia PRIO, não por ser mais barata mas por estar mais perto de casa, no entanto após a 2a vez apenas meto BP agora só meto 95 normal, devia de pôr aditivada?

A questão da minha tirando a cena com a chuva nunca notei problema nenhum independentemente do tipo de gasolina.

Outra questão mais tricky, podemos pedir para mexer na mistura? Sem que para as Euro4 existe uma lei qualquer que só pode fazer um certo valor de poluição, ao mexer na mistura não iria melhorar a performance e piorar as emissões?

Já agora mais uma questão (em vez de abrir novos tópicos) é tranquilo pedir para baixarem um dente(???) de forma a que a KSL tenha um pouco mais de força?

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por MarcoSL125 em Dom Mar 04, 2018 10:56 pm

A minha quando comprei o anterior dono como trabalhava numa zona mais alta meteu-lhe um pinhao de 14 dentes. O resultado foi que quando a comprei em Auto-Estrada a 80km/h ja ia nas 7000rpm... e pouco passava dos 110/115km/h .... depois meti um de 15 dentes ... o de origem e a 80km/ vou nas 6000 rpm .... se precisas um pouco mais de força reduz Wink

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por SL125 em Seg Mar 05, 2018 12:39 pm

Respondendo ao nmfp,

Sobre a questão dos dentes, é como diz o MarcoSL125, não há problema nenhum em testares outro pinhon de ataque com um dente a menos do que tens, mas terás de aferir qual a melhor relação para o uso que dás.
Se fizeres muita AE, ainda vais piorar a velocidade de ponta.
Eu também tenho o de 15 dentes e é o que acho mais equilibrado, além de ser o que vem nas especificações da mota.

Sobre a regulação da EFI, não sei dizer-te.

Abraços
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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Sex Mar 16, 2018 11:22 am

Uma pequena atualização.

Deixei a Fate na Ramemoto no sábado... Voltei a explicar a situação, desta vez falei com o Filipe, que me indicou que tinham que resolver o problema, visto que 3x era demais, e que como ia na Segunda ao Importador ia expor a situação.

Na quarta-feira ligaram-me para que eu explicasse o problema ao mecânico... Após alguns minutos, penso que o problema está num tubo, que deverá ter um furo que está a deixar entrar água.

Pode ser que desta vez fique resolvido Smile

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por SL125 em Sex Mar 16, 2018 2:09 pm

Faz sentido...mas só testando! thumb up

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Qui Mar 29, 2018 9:05 am

Final Update!

Já tenho a Fate comigo, ao que parece a isolação das Euro4 não é da melhor em comparação com as Euro3.

Ao que parece a Fate estava a deixar entrar agua, e como estava a entrar para dentro da cabelagem, estava complicado de descobrirem o problema. Após removerem e secarem toda a agua, isolaram melhor e parece que agora a "bruxa" foi embora Very Happy

Entretanto fico contente que isto tenha acontecido, na RameMoto indicaram que agora iam dar uma melhoria nas cabelagens da KSL que aparecerem por lá, de forma a que mais ninguem tenha o mesmo problema thumb up

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por Luís Lourenço em Sex Mar 30, 2018 10:56 pm

Alguma área mais desprotegida especificamente ou toda a cablagem?

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por nmfp em Seg Abr 02, 2018 10:26 am

@Luís Lourenço escreveu:Alguma área mais desprotegida especificamente ou toda a cablagem?

Na minha (e na que lá estava também) era no farol dianteiro.

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por VonGojeta em Sab Abr 07, 2018 11:21 am

A que la estava com a tua era a minha!!!!!!


Última edição por VonGojeta em Ter Abr 10, 2018 9:06 pm, editado 1 vez(es)

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por SL125 em Ter Abr 10, 2018 2:49 pm

@VonGojeta escreveu:A que la estava com a tua era a minha!!
????????????????????

lol! lol! lol!

Já bebiam uma mini juntos e faziam um mini encontro KRP
cheers cheers

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Re: KSL Euro4 + Chuva - Bad Combination

Mensagem por kuaresma21 em Seg Abr 30, 2018 10:43 am

Boas pessoal, Também tenho uma SL125 euro 4 com 7700KM, nunca me tinha dado qualquer questão neste aspecto, deixei-a parada pela primeira vez 2 semanas e ao pegar nela ao fim de alguns km aconteceu isto, sem chuva, realmente tinha-lhe dado um banho no dia anterior... Andei o inverno todo com a mota á chuva sem qualquer problema. Hoje a vir para o trabalho parou 3 vezes, e só ao fim de muitas tentativas (deixar arrefecer) consigo voltar a por a trabalhar. Deixei-a á pouco a trabalhar um pouco ao relantim e ao fim de algum tempo voltou a desligar-se... é desta que a menina me deixa mal.

Sabes me dizer em que zona se encontrava o teu problema? Para ver se consigo passar limpa contactos e ou secar algo que seja necessário.

Abraço!
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