Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

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Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por José Vilela em Dom Jul 26, 2015 7:46 pm

Viva!

Vamos agora falar do Choke,que é uma lamela metálica que existe no carburador e que controla o fluxo de ar que entra no dito.
Basicamente usa-se quando se coloca a moto a trabalhar e além disso não terá mais utilidade.

Tal como a torneira de combustível,tem 3 posições que vamos agora descrever:

Posição 1 - FECHADO,arranque a frio.

Usa-se geralmente no Inverno,naqueles dias frios em que a moto custa a pegar;basicamente impede a entrada de ar na mistura...tornando-a extremamente rica,logo...facilitando o arranque do motor.Fora das condições acima descritas,o uso desta posição no carburador irá dificultar o arranque do motor!

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Posição 2 - AQUECIMENTO

Depois de colocarmos a nossa Keeway a funcionar através da posição 1,passamos a patilha do carburador para a posição 2,que consiste basicamente em meia abertura da lamela metálica,deixando passar algum ar para a mistura.Voltando novamente ao exemplo de um dia de Inverno,logo que se coloque a moto a funcionar,passa-se a patilha à posição 2 enquanto vestimos o blusão,as luvas e o capacete,o objectivo será elevar a temperatura do motor com a moto parada. thumb up

NOTA 1 :Se em andamento normal,a vossa moto tiver melhor desempenho na posição 2,do que na 3 ( a seguinte)...terão de passar no mecãnico para vos afinar a mistura  pois estará muito pobre(entra mais ar do que gasolina no carburador).

Nota 2 : Se notarem a vossa moto a soluçar em andamento,antes de irem reclamar para o mecãnico...verifiquem se a patilha está nesta posição ( Posição 2 ) e passem para a 3;há pessoal a queixar-se frequentemente da moto soluçar quando rodam punho;é normal que aconteça com a posição 2 pois restringe a entrada de ar no carburador.Atenção a isso!

" />

Posição 3 - ABERTO/ANDAMENTO NORMAL

E pronto,já temos o motor quentinho...e o equipamento vestido,portanto podemos passar a patilha para a posição 3 e disfrutar a nossa moto.A lamela deixa passar o ar na sua totalidade deixando o carburador com a proporção ar/gasolina perfeita!
Esta será a posição normal de andamento das nossas motos,se pararem por 5 ou 10 minutos não há necessidade de colocar a patilha nas outras posições!

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Observações pertinentes:

1- Nas motos com injecção electrónica não existe este sistema.A centralina comanda a entrada de ar no arranque!

2- Há motos em que este sistema está incorporado no volante,geralmente do lado esquerdo junto ao comutador.Nesses casos existe uma escala com város traços sendo os mais curtos correspondentes à posição 1 e os mais longos à posição 3.Apenas muda o sistema que acciona a lamela;na Superlight é tudo manual,nos casos referidos anteriormente,será uma alavanca que desliza para trás e para a frente...por sua vez ligada a um cabo de aço,e que estará ligado à lamela do carburador.Sim...é mais prático! Very Happy

3- Geralmente,no Verão não mexo na patilha...está sempre na posição 3. v

4- Agora que estou a ver as fotos...tenho que limpar o carburador,eh eh eh  Cool

Alguma dúvida ou info que queiram acrescentar,mandem vir!

Um abraço!
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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Seg Jul 27, 2015 10:49 am

Olá Vilela,

Bom Post!!!

Esta é uma dúvida muito comum para quem compra a primeira mota.

No caso da minha, se meter a patilha totalmente para cima (posição 1), a mota afoga e nem sequer pega. O comportamento que uso ao longo do ano é:
inverno: patilha na posição 2 para meter a trabalhar (e durante 1 minuto). De seguida coloco na 3.
verão: não preciso de mexer na patilha, mesmo com a mota fria, o motor arranca bem na posição 3.

Sempre foi assim (desde nova), e julgo que esta diferença face ao procedimento que referes (que teoricamente é o correto), depende da forma como a mistura (ar/gasolina) da mota vem afinada de fábrica. Daí resulta que nem sempre o que em termos de procedimento resulta bem na "minha" mota seja o que resulta bem na de outro companheiro.

Compete também a cada um de nós, ver qual a forma mais otimizada de meter a nossa "menina" a trabalhar!

Sobre o teu carburador... Vilela Embarassed , tens de passar neste tópico e ver como deixar o teu carburador imaculado thumb up
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Abraços

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por José Vilela em Sex Ago 07, 2015 11:02 am

Boas!

Afirmativo,Marco!Na minha era a mesma coisa,não precisava da posição 1 no Inverno.

Mas desde que retirei o carburador para limpar,e o afinei de acordo com o que a vela me "dizia",no Inverno preciso do procedimento tal como o descrevo.

Elas de origem vêm com a mistura rica...é um facto. thumb up Depois de limpar e afinar o carburador,deixei de ter a vela com aquela camada preta que é sinónimo de gasosa a mais na mistura,para ter cor de "telha"...sem nenhum soot agarrado à vela.

Como tenho que limpar o carburador novamente depois das férias,tiro umas fotos à lamela e adiciono ao post inicial para os companheiros perceberem melhor o funcionamento da coisa.

Um abraço
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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Sex Ago 07, 2015 9:43 pm

Tens razão, Vilela,

A vela é que manda.
No ano passado também retirei o carburador para limpar e depois afinei-o com a vela de iridium.
E assim andei um ano.

Recentemente, como tinha uma vela normal índice "9", resolvi colocá-la agora para o verão, mas efetivamente o carburador estava afinado para a anterior vela e para esta necessitava de uma mistura mais rica, no entanto, optei por voltar a colocar a vela de iridium em detrimento de voltar a afinar o carburador para esta vela normal.

Abraços
riding

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por ksl Fernando em Dom Out 30, 2016 7:02 am


Bom dia,

Na minha KSL procedo como supra citado.
O meu problema começa quando o motor esta quente a patilha em baixo, a chegar a um cruzamento a parar a moto embraiando.....o motor vai-se abaixo (a mota tem poucos km)
O que posso fazer?


Obrigado

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por Ossipat em Seg Out 31, 2016 12:31 pm

A mim já me aconteceu várias vezes ao parar num semafro, já com a mota quente, quando vou para arranjar ela vai a baixo e depois já só a consigo meter a trabalhar colocando a patilha do carburador na posição 1 (totalmente para cima), isto não faz sentido porque acontece-me quando a mota já está quente (depois de ja ter andado uns bons KM´s) porque será que isto acontece?
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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Seg Out 31, 2016 1:30 pm

É muito estranho o que relatam, principalmente o referido pelo Ossipat, pois com a mota quente nem sequer ela devia pegar com a patilha para cima (era suposto afogar logo)

Antes de mais pergunto, já trocaram a vela ou ainda têm a de origem?

v

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por Ossipat em Seg Out 31, 2016 1:58 pm

@SL125 escreveu:É muito estranho o que relatam, principalmente o referido pelo Ossipat, pois com a mota quente nem sequer ela devia pegar com a patilha para cima (era suposto afogar logo)

Antes de mais pergunto, já trocaram a vela ou ainda têm a de origem?

v

A minha supostamente foi trocada na revisão dos 4000Km, mas curiosamente ela começou a fazer isso com mais frequencia depois da revisão...
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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Seg Out 31, 2016 2:12 pm

Então é assim:
A vela que normalmente os concessionários recomendam é a NGK DR8EA, no entanto eu por experiência passei a usar a DR9EA em vez dessa, por achar que a mota funciona melhor com a "9".
Com a "8" ao fim de um tempo começava a ter dificuldade em que ela pegasse bem, e uma das vezes acabei por deitar fora uma dessas velas com pouquíssimos kms porque me fazia rateres e o motor simplesmente apaga-se em certos rateres.

Se já trocaram a vela de origem, por outra, recomendo tentarem colocar a "9" antes de pensarem em ir à oficina... se continuar igual, precisará do carburador afinado, de certeza.

Atenção também à gasolina que colocam... gasolinas "brancas" é para esquecer, a mota já gasta tão pouco, não queiram poupar ainda mais e dêem-lhe o melhor que ela merece.

Aproveito para informar, para quem for da zona, da parceria com a Rame Moto (Odivelas), com 10% de desconto exclusivo para membros Keeway Riders na assistência às Keeways.

Abraços
thumb up v riding



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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por Ossipat em Qui Nov 03, 2016 12:11 pm

De momento não consigo verificar qual é a vela que ela tem, pois neste momento encontra-se na oficina, mas a resolver outro problema (acidente).

Mas é isactamente isso, ela faz uns pequenos rateres e depois vai a baixo, possivelmente deve ser mesmo a vela.

Sim, gasolina nunca lhe meti da "branca" costumo meter sempre a evologic da Galp.

Obrigado amigo,
Abraço riding
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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por Joana Silva em Sex Jan 27, 2017 10:11 pm

Boas pessoal... Antes de mais obrigada por este post, foi muito importante para mim. Tinha algumas duvidas dado que sou nova nestas andanças.
Eu ao inicio atrofiei um pouco com o pôr a mota a trabalhar... Porque a minha não pega com o choke na posição 1 ... experimentei na posição 2 e ela pega mas no relantim ela vai-se abaixo! Experimentei mete-la a trabalhar e acelerar e ela vai abaixo... e depois experimentei mete-la a trabalhar, "pisar" a embraiagem e acelerar um pouco e já se aguenta... é normal? é assim que se deve fazer? Ai opa desculpem estas perguntas doidas mas tipo sou nova nestas coisas lol sei que para alguns são perguntas de caracacá mas estou ainda a aprender XD boas curvas pessoal
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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por Master6680 em Dom Jan 29, 2017 9:10 pm

@Joana Silva escreveu:Boas pessoal... Antes de mais obrigada por este post, foi muito importante para mim. Tinha algumas duvidas dado que sou nova nestas andanças.
Eu ao inicio atrofiei um pouco com o pôr a mota a trabalhar... Porque a minha não pega com o choke na posição 1 ... experimentei na posição 2 e ela pega mas no relantim ela vai-se abaixo! Experimentei mete-la a trabalhar e acelerar e ela vai abaixo... e depois experimentei mete-la a trabalhar, "pisar" a embraiagem e acelerar um pouco e já se aguenta... é normal? é assim que se deve fazer? Ai opa desculpem estas perguntas doidas mas tipo sou nova nestas coisas lol sei que para alguns são perguntas de caracacá mas estou ainda a aprender XD boas curvas pessoal


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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por F. Ramos em Seg Jan 30, 2017 7:33 pm

Olá

Eu quando ponho a  trabalhar a minha, patilha para cima, e deixo estar a trabalhar durante uns largos segundos, até ficar quente.
Depois ponho na posição do meio, e vejo se aguenta o relanti. Se aguentar, arranco com ela e depois de uns km, ponho a patilha toda para baixo.
Esta mota, principalmente a minha, gosta de aquecer e depois andar. v


Porque eu já fiz como o Master explica, mas a minha não dá, para fazer assim. Quando a patilha está para cima tenho de acelerar um bocado porque se não vai a baixo.

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Ter Jan 31, 2017 9:17 am

@F. Ramos escreveu:...

Porque eu já fiz como o Master explica, mas a minha não dá, para fazer assim. Quando a patilha está para cima tenho de acelerar um bocado  porque se não vai a baixo.
Na minha acontece o mesmo.


Então faço assim agora no inverno:
- patilha para cima e dou um toque de acelerador logo após ela pegar
- ainda com a mão no acelerador (mas sem acelerar), mudo a patilha para o meio e vejo se ela se aguenta. Se aguentar, deixo-a ficar ali uns 30 segundos.
- antes de arrancar (mas SEMPRE antes de arrancar), meto a patilha para baixo

F.Ramos, se nunca tiveste problemas em estar em andamento com a patilha ao meio, ótimo, mas atenção que a mota pode afogar com maior facilidade em certas situações, por ex. se parares numa passadeira ou semáforo...

v riding

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por F. Ramos em Ter Jan 31, 2017 9:57 am

Olá
Eu também tenho de informar que a minha dorme na rua, logo as temperaturas são mais baixas.
Eu tenho de por para cima a patilha sempre para a por a trabalhar e deixar aquecer um bocado (acelerando um pouco porque ao relanti vai abaixo), porque se ponho para o meio, empapa e vai a baixo.
Depois de quente, patilha para o meio. e deixo estar um bocado. e depois para baixo.

Não sei se tenho de afinar melhor o carburador ou acelerar o relanti, mas tenho sempre este trabalho. Aplausos

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Ter Jan 31, 2017 10:03 am

@F. Ramos escreveu:Olá
Eu também tenho de informar que a minha dorme na rua, logo as temperaturas são mais baixas.
Eu tenho de por para cima a patilha sempre para a por a trabalhar e deixar aquecer um bocado (acelerando um pouco porque ao relanti vai abaixo), porque se ponho para o meio, empapa e vai a baixo.
Depois de quente, patilha para o meio. e deixo estar um bocado. e depois para baixo.

Não sei se tenho de afinar melhor o carburador ou acelerar o relanti, mas tenho sempre este trabalho. Aplausos  

A tua mota está em rodagem, por isso diria que até aos 1.000kms não faças nada, pois ainda está tudo muito "preso" nas engrenagens e como tal causa travamento do motor.
Se após os 1.000 continuar assim, já podes ver a afinação do carburador... mas a verdade é que só aos 4 mil é que a mota fica mesmo rodada, e aí sim, consegue-se ter um funcionamento otimizado com uma boa afinação!
v thumb up cheers

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por F. Ramos em Ter Jan 31, 2017 10:39 am

Obrigado amigo

Daqui a umas semanas vou meter o encosto do banco na Rame Moto e vou falar com eles.

Um abraço

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por Bruno Miguel santos ramos em Ter Jan 31, 2017 6:06 pm

a minha mesmo com frioooooooo sempre patilha para baixo ... start e vruuuuuuu 2 /3 minutos e ai vai ela as 4 da manha .......

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por PRMPGomes em Ter Jan 31, 2017 6:16 pm

A minha tb só arranca com a patilha para cima e mantendo a aceleração.

So depois de "quentinha" é que posso meter a patilha para baixo e arrancar

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por marizacosta em Sab Maio 06, 2017 11:39 pm

Olá pessoal
Hoje fui ligar a minha moto na garagem ( duas semanas sem a ligar) e pus a patilha para cima porque ela não pegava, passeia para baixo e dei umas 5 voltas dentro da garagem do meu prédio e deixei-me estar com ela a funcionar mais uns 5 minutos, mudei para baixo e ela desligava e já nem pegava. Só pegava com a posição do meio, mal punho para baixo ela desliga. Tenho que deixar a moto aquecer mais, andar uns kms e só depois passar para baixo? Mas vejo aqui comentários a dizer que não se deve arrancar sem por a patilha para baixo!? Fiquei confusa!! Embarassed

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por PRMPGomes em Seg Maio 08, 2017 9:13 am

Eu não sou nenhum entendedor, mas isso não me parece normal.

A minha (quando esta frio) precisa da patilha em cima mas assim que arranco posso peter para baixo que não morre.

E agora de verão muitas vezes nem preciso de mexer na patilha

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Seg Maio 08, 2017 5:18 pm

Olá Mariza,

Avaliaste bem!
Não é normal o que descreves, aliás, quando se começa a rolar com a mota a patilha já deverá estar totalmente em baixo.
Se ela depois de uns 3 a 4 minutos ao ralenti com a patilha a meio, quando passas para baixo, para, é porque precisa de ser afinada. Vai a uma oficina.

Já agora, que gasolina usas?
(se andas pouco, a tua gasolina pode ter ganho alguma condensação e ir alguma água junto com a gasolina para o carburador e estar a provocar-te essas falhas)

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por marizacosta em Qua Maio 10, 2017 7:07 pm

@SL125 escreveu:Olá Mariza,

Avaliaste bem!
Não é normal o que descreves, aliás, quando se começa a rolar com a mota a patilha já deverá estar totalmente em baixo.
Se ela depois de uns 3 a 4 minutos ao ralenti com a patilha a meio, quando passas para baixo, para, é porque precisa de ser afinada. Vai a uma oficina.

Já agora, que gasolina usas?
(se andas pouco, a tua gasolina pode ter ganho alguma condensação e ir alguma água junto com a gasolina para o carburador e estar a provocar-te essas falhas)

A vela, é a de origem ou já é uma NGK?
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Uso a gasolina 98, na galp. A vela é a de origem. Acho mesmo que é por andar pouco. Amanhã vou testar de novo e se continuar falo com o mecânico.

Obrigada pela resposta

marizacosta

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Re: Como funciona o CHOKE - Keeway Superlight

Mensagem por SL125 em Qui Maio 11, 2017 9:59 am

Se a vela é a de origem, troca por uma nova NGK DR9EA ou DR8EA.
Custa entre 3 a 4 euros e pode resolver-te a situação.
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