Diário de bordo ruifcsilva

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Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruifcsilva em Ter Set 12, 2017 1:04 pm

Boas.

Eu sou o Rui, sou de Braga e apesar de estar registado à algum tempo, só agora adquiri a minha KSL.
Há uns 4 anos que andava nesta indecisão, ora porque não sabia andar de mota, ou porque os meus 1.62m eram insuficientes para controlar a moto, enfim..
Mas há coisas que não se podem adiar para sempre.

A minha única experiência de moto é na Vespa 50s que compramos à dois anos para a minha esposa. É a nostalgia de ela reviver a infância quando o pai tinha uma.
A Superlight, só no passado domingo andei uns metros lá por casa para experimentar as mudanças de pé (as da Vespa são na manete da embraiagem) porque ainda não tinha seguro. Fiz entretanto na OkT.

Com estes metros feitos apenas posso dizer:
- o neutro às vezes encontro à primeira, outra vezes ando ali às voltas, mas já era uma situação relatada aqui no forum.
- a moto tem uma luz laranja no conta-kilometros que segundo o stand fica sempre ligada, mas depois de tirar a dúvida com o companheiro Diogo aqui do forúm em que a dele apaga, fiquei com a ideia que na minha curta viagem, a minha também apaga. Deve ser um diagnóstico qualquer inicial que a moa faz.

O único acrescento que fiz para já foi colocar o varão de protecação de pernas/motor que troquei com o capacete que ofereciam na campanha de verão. Paguei foi a diferença.

Só de referir que antes de sair do stand, tive de exercer a garantia Smile
O aro cromado do conta-kilometros vinha um bocado amolgado e o varão de protecção das pernas vinha com umas pontas de ferrugem.

Como o que o pessoal gosta são de fotos, aqui vão (estou com pouca qualidade, porque são as únicas que tenho, ainda não fiz a sessão fotográfica).

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruiramosilva em Ter Set 12, 2017 1:30 pm

Bom inicio de DB com fotos
Agora toca a fazer Kms que é o que elas querem.

Abraço v v

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por SL125 em Ter Set 12, 2017 2:54 pm

Boas Rui!
Bem vindo e estás no bom caminho!

No bom caminho, pois estás atento à mota. Eu tenho a Euro3 que não tem essa luz laranja, mas nas motas de EFI (Euro4) que é o caso da tua, a mota faz sempre um diagnóstico inicial à bomba e EFI. Aliás só deves carregar no star após essa luz apagar, julgo eu, mas fala com outros membros de Euro4 que dir-te-ão como fazem.

Sobre o para pernas em vez do capacete: EXCELENTE Aplausos Aplausos Aplausos
Ora aqui está uma negociação inteligente!
(isto porque o capacete da oferta não é grande coisa, e assim aproveitaste um bónus de valor para descontar no para pernas que é um excelente acessório em caso de queda, além de a meu ver dar mais graça à mota.

Sobre acionar a garantia, também acho que fizeste muito bem!

Abraços
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por DiogogBras em Ter Set 12, 2017 5:31 pm

Viva!

Bom inicio de aventura.

Realtivamente à luz, a minha apaga assim que ligo a mota. Não deve ser nada de preocupante.

Relativamente à protecção de pernas/motor, quanto te custou?

abc
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruifcsilva em Ter Set 12, 2017 8:59 pm

Boas.
Obrigados a todos!

Com o desconto do capacete ficou por 40€.
Senao seriam a volta de 80.

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por DiogogBras em Ter Set 12, 2017 9:01 pm

No meu stand já vai para os 120 acho :/
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruifcsilva em Qua Set 13, 2017 1:31 pm

Boas.
Mais dia menos dia vou ter de comprar uns alforges.
Tenho andado a ver, mas ando indeciso porque é um investimento para ficar, convem acertar à primeira.

Estou mais virado para uns tipo cabedal preto e granditos porque para além do espaço gosto de ver a moto com mais largura (para acompanhar a largura do varão da frente Smile).

Depois tenho dúvidas sobre os suporte, se compre em L ou normais.

Sugestões são bem vindas.

Obrigado.

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por DiogogBras em Qua Set 13, 2017 1:36 pm

ruifcsilva escreveu:
Depois tenho dúvidas sobre os suporte, se compre em L ou normais.
Obrigado.

Boas Rui,
Eu na minha tenho os suportes de origem, que servem apenas para o alforge não encostar diretamente na mota.
O PRO destes suportes é que são ligeiramente mais baratos, mas o big con, é quando metes algum peso no alforge, ele tem tendência a descair e às tantas tens de tirar o alforge e voltar a pôr. (neste caso, falo dos alforges em cordura).

Nesse sentido para o Alforge em pele, e qualquer outro tipo é melhor ter o suporte em L para aparar a base.

O único problema do alforge em pele, é que tem menos potêncial de arrumação.
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por genhocas em Qua Set 13, 2017 10:27 pm

Boas.
Acho que se tiveres oportunidade deves optar por comprar os suportes em L pois são muito mais saudáveis para aguentar e manter o feitio dos alforges em cabedal.
Uma loja simpática é esta [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Agora é tudo uma questão de gosto é do que se tem para colocar lá dentro.
Cumprimentos
Boas curvas.

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por SL125 em Sex Set 15, 2017 9:49 am

genhocas escreveu:Boas.
Acho que se tiveres oportunidade deves optar por comprar os suportes em L pois são muito mais saudáveis para aguentar e manter o feitio dos alforges em cabedal.
Uma loja simpática é esta [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Agora é tudo uma questão de gosto é do que se tem para colocar lá dentro.
Cumprimentos
Boas curvas.

A minha opinião é a mesma do genhocas e do Diogo, em L sem dúvida!
Apesar de mais caros, valem pelas razões apresentadas.

Abraços
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por marco8ferreira em Sex Set 15, 2017 9:55 am

Boas Rui,

Bem vindo ao fórum

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruifcsilva em Seg Set 18, 2017 1:26 pm

Boas companheiros.

No sábado foi dia de primeira aventura em estrada,  por umas variantes aqui perto, para experimentar a 5ª .
Foram uns 20km’s, e apesar dos stresses de iniciação, correu muito bem e deu para desfrutar da liberdade que as duas rodas proporcionam.
Foi uma voltinha “em família” visto que a minha esposa me acompanhou na Vespa (foto de família abaixo e outra a mostrar a rebeldia da moto).

Em estrada, a moto é confortável e (mais) fácil de manobrar do que pensava. Transmite confiança, mas não a quero ter em excesso, porque ainda estou muito nos início.

O neutro é mesmo difícil de encontrar, às vezes tenho de desligar a moto e andar tipo baterista rock a tentar encontra-lo 
Às vezes acontece também algo que já tinha lido algures que é o falso neutro. Parece que o encontrei, mas quando ligo a moto ela não pega porque está engatada.

Tenho de afinar é o arranque.
Não faço grandes arranques com o carro e na moto tento fazer igual, só que ou aperto de mais a embraiagem e acelero de mais.
Ou então largo de mais e a moto vai baixo.

Tenho mesmo é de comprar uns alforges que não tenho sido onde guardar nada.
Obrigado Genhocas, já conhecia a Goyamoto e devo comprar mesmo lá.

Fiquem bem.

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por DiogogBras em Seg Set 18, 2017 2:09 pm

É bom o feeling não é?
Não te preocupes com as arrancadas, apanhas o jeito rapido para o básico.
Eu estou quase a fazer os 1000 klm e com pendura ainda tenho algumas dificuldades a ajustar o gás.
Esta mota é pesada e se largares a embraiagem ela não arranca, porque não tem força suficiente.

O meu processo de ajustar os arranques foi assim:

- Dei algum gás, e tentei perceber a quantas RPM estava a mota;
- Largava a embraigem para arrancar.

Repeti o processo até sentir o melhor arranque, sempre com as RPM Fixas na rotação que a faz arrancar de forma suave e tranquila.

Depois é intuitivo. Smile

Boas rides!
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruifcsilva em Qua Set 20, 2017 11:52 am

Boas.

Sim Diogo, o feeling é sencional Cool

Entretanto estou a ver alforges e estou (muito) inclinado para estes da Goyamoto:
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Tenho dúvidas é em relação aos suportes. Há alguma coisa a levar em conta ou os standard são mesmo standard?

Queria uns em L mas são difíceis de encontrar.
Conseguem arranjar sugestões tanto em L como lineares a um preço q.b.

Obrigado desde já.

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por genhocas em Qua Set 20, 2017 10:13 pm

Boas. As mudanças é mesmo uma questão de hábito.
Em relação aos Alforges se a pele for boa os normais não têm problema mas se for uma pele mais fraca com o tempo eles começam a perder a forma daí os em L serem melhores....
Linda vespa...
Boas curvas para as duas motas....

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por ruifcsilva em Dom Out 15, 2017 7:14 pm

Boas.

Há algum tempo que não escrevia cá porque também só tenho andado ao fim de semana.
Contudo passo por cá quase todos os dias para ler as vossas aventuras, já faz parte do dia-a-dia Smile

Os passeios têm corrido bastante bem, quando se deixa o nervossismo inicial que ainda está lá, é desfrutar devagar, mas com estilo como um companheiro de cá assina as suas mensagens (espero que não me leves a mal por usar astuas palavras Smile)

A nivel de comportamento da moto notei o seguinte:

- a nivel de rotações é como têm dito por cá, a frio o ralenti está nas 1800rpm, a quente baixa para as 1500rpm.
Aqui os arranques ficam mais complicados, morre mais facilmente, mas há que treinar.
Aqui também reparei que para a voltar a por a trabalhar, é só carregar no start, se der um cheirinho de aceleração como dou a frio, o motor não arranca.

- outra coisa, que acho normal, é quando saimos e andamos 5/10kms, paramos para 2 dedos de conversa e desligamos as motos. Nessa altura superlight dá uns pequenos estalitos da zona do motor, acho que deverá ser o mesmo a ficar quente versus a temperatura do ar mais fria. Alguém já reparou nisso?

- finalmente, a rolar em velocidade constante tipo 50km/h, ouve-se um barulhinho metálico como se como a vibração da moto algo estivesse encostado a vibrar. O que poderá ser? Será aquela espiral metalica que protege um cabo do lado direito do guiador? ou sera o tal embezelador?

De resto, fenomenal, aquele wrrrrrrr grave a acompanhar a aceleração é fantástico.

Boas curvas.

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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por DiogogBras em Dom Out 15, 2017 7:22 pm

Boas

O segundo ponto que apostas é normal e tem tendência a desaparecer com o tempo.
É como dizes, o calor dilata o material, quando paras a mota ele volta a forma normal.
É como os estalos da TV quando é nova.
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

Mensagem por SL125 em Seg Out 16, 2017 10:12 am

Boas Rui

Também vou responder ao ponto 2, apenas com uma diferença, os estalos vai fazer sempre, é como o Diogo disse, tem a ver com a dilatação do material, neste caso, do escape.

Quanto ao ponto 1, eu sempre fiz ao contrário do que dizes: em frio não acelero, mas em quente tenho de dar um toque de acelerador (tens de apanhar o jeito do que o teu motor gosta mais)

E quanto ao ponto 3, não sendo a corrente larga... talvez o embelezador que tapa o carburador encostado ao motor... verifica.

Abraços
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Re: Diário de bordo ruifcsilva

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