Diário de Bordo isacvareiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diário de Bordo isacvareiro

Mensagem por isacvareiro em Ter Ago 30, 2016 7:30 pm

Boa tarde Pessoal,

Hoje, pela primeira vez, andei na minha superlight e tive algumas dificuldades pois foi apenas a segunda vez que andei em duas rodas. As minhas principais dificuldades foram:
- Quando a mota "ía a baixo" tive muita dificuldade em colocar no ponto morto para voltar a ligar. Há alguma dica ou foi mesmo falta de experiência?
- Qual a pressão dos pneus adequada?
- A vela é a de origem (tem 6 anos), aconselham a trocar?
- Não sei como colocar esta peça, nem qual a sua funcionalidade. Vertical ou horizontal?[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />
isacvareiro

Re: Diário de Bordo isacvareiro

Mensagem por ruichainho em Ter Ago 30, 2016 10:46 pm

Boas companheiro..

Sou tão inexperiente como tu...mas vou deixar opinião baseado na minha pouca experiencia...hehe...depois veem os entendidos a sério e ficamos a saber umas coisas...

A minha só entra o ponto morto, ou a rolar antes de parar num sinal (por exemplo) ou estando desligada (sem estar o motor a trabalhar).Se estiver parado com a 2ª engatada (por exemplo)...esquece...não entra mesmo...manias...

Eu na minha pus 2.1 (não sei se é BAR ou PSI) e parece bem...ponto.

Pelo que li e ouvi dizer, a primeira coisa a fazer (depois de trocar os pneus) é trocar a vela por uma BOA...qual?...não sei, mas parece que qualquer uma que compres é melhor que a de origem...

...qual peça?...

Se tem 6 anos, dá uma especial atenção á corrente...fazer uma limpeza e lubrificação...

ha...e apertar tudo...de uma ponta á outra...tava a me esquecer...

...é o que sei da minha pouca experiencia...

Keeway Rider Ativo
Keeway Rider Ativo

Mensagem por isacvareiro em Qua Ago 31, 2016 8:20 am

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

A peça que estou a tentar inserir aqui mas não estou a conseguir, é uma espécie de manipulo que fica por debaixo do depósito da gasolina. Penso que seja algo de abrir ou fechar, não sei se mexo para ficar na vertical ou horizontal.

Obrigado
isacvareiro

Mensagem por SL125 em Qua Ago 31, 2016 10:09 am

Viva Isac!

É com enorme satisfação que vejo chegarem aqui companheiros apaixonados e empenhados em conservar e dar o melhor às suas meninas. Afinal de contas foi este o princípio basilar do fórum! thumb up
Depois vem a humildade em perguntar sem medos, que me deixa ainda com mais vontade de ajudar no que puder. thumb up

Sobre as questões que colocas, o Rui já respondeu a algumas.
A mota ir abaixo ao princípio, faz parte do nosso desenvolvimento enquanto motards, mas quanto à situação de meter em neutro, o melhor mesmo é como disse o Rui, quando ela vai ainda a rolar, mas antes de parar. Mas no teu caso ela já está de motor parado, e aí recomendo-te tentares (ainda em cima dela) movê-la ligeiramente para trás e para a frente, apertando e largando a embraiagem até que o neutro entre.

Há ainda outra coisa que já referi várias vezes pelo fórum, que se deve fazer, que é a lubrificação das 2 rótulas do tirante do pedal de mudanças (uma junto ao pedal e outra à entrada do bloco do motor), pois as mesmas são de alumínio e vêm completamente secas (tem uns pequenos foles, tipo carapuças) a cobri-las.
O ideal é conseguir arregaçá-las e meter um pouco de massa consistente, mas se não conseguires, tenta (como 2ª opção) pelo menos meter um pouco de óleo com uma amoltolia para dentro desses foles e em 3ª opção, meter um pouco de WD40, mas aí vais ter de andar todos os meses a meter.
Vais ver que vai melhorar muuuiiiiiiitoooo a suavidade a meter e tirar mudanças.

A pressão recomendada dos pneus, salvo erro, é de 2.2 bar à frente e 2.3 bar atrás, mas vem no manual da mota. Não me vou dar ao trabalho de pesquisar e meter aqui porque afinal de contas é mesmo como o Rui disse, metes e se achares bom é porque está bom.
Convém é não baixar dos 2.1 bar nem ultrapassar os 2.5 bar.

Sobre a vela, a mota ainda pega???? Fantástico!!! Shocked
A vela ideal é uma NGK DR9EA, mas podes também meter a DR8EA que é a que normalmente vendem (eu prefiro a 9, pois acho que pega melhor durante todo o ano)

Sobre a peça, deduzo que te refiras ao manípulo preto lá escondido e não à torneira da gasolina (que na foto está na posição da reserva).
O manípulo preto é a patilha do ar que tem 3 posições e a sua posição normal é totalmente para baixo (o chamado ar aberto).
Só é preciso mexer-lhe (colocando ao meio: ar meio fechado, ou para cima: ar fechado) se a mota tiver dificuldade em pegar nas manhãs frias. Mas há KSL's onde nunca é preciso mexer na mesma.
Se por acaso carregas no start de manhã e ela não pega logo, mete a patilha a meio, para ela pegar e ao fim de uns 15 segundos +/- (não faz mal se for mais ou menos) metes para baixo.
Totalmente para cima normalmente afoga a mota, mas algumas até suportam essa posição. Mas se pegar com a patilha a meio, não precisas de meter nesta posição.

Duas notas finais:
Os apertos que o Rui refere trata-se de peças periféricas da mota (NADA de apertar os parafusos pequenos que fazem parte de todo o bloco do motor): guiador, espelhos, proteção de corrente, peseiras, fixação de amortecedores...

E outra nota para a questão dos cromados, que tinhas abordado por MP. Olhando para essa foto, vejo que a corrosão já está um bocado entranhada, neste ponto aconselho-te a com muito jeito usar uma navalha ou uma pequena chapa para ir raspando a ferrugem nessas zonas, de seguida passas o Duraglit e depois se quiseres proteger e prevenir passas a vaselina líquida.
Há quem use palha de aço, mas a palha de aço, vai riscar-te todo o outro cromado que está bom e por isso eu pessoalmente desaconselho.

Espero ter-te esclarecido. v

Abraços
v thumb up riding

Admin

http://keeway-riders-pt.omeuforum.net

Mensagem por isacvareiro em Ter Out 04, 2016 6:33 pm

Viva Pessoal,

Hoje aconteceram-me duas coisas que nunca me tinham acontecido:
- A mota não pegar;
- Fazer um barulho estranho;

Passo a explicar a sucessão dos acontecimentos. Fui pegar na superlight para dar uma volta e reparei que tinha umas manchas de gordura no chão por debaixo da mota, mas como não sabia o que era não dei importância. Depois tentei ligar a mota e ela não ligava, tive de dar ao "kicks" e acelarador para finalmente a mota ligar. Quando a mota ligou comecei a ouvir um barulho estranho, nada normal.

Então fui dar uma vista de olhos para os lados do motor e verifiquei que o barulho vem daí e vi a gordura que tinha encontrado no chão. Não peguei na mota e preciso da vossa ajuda para perceber o que se está a passar.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />

Obrigado
isacvareiro

Mensagem por SL125 em Qua Out 05, 2016 8:26 pm

Olá Isac
As fotos não ficaram. Tenta submeter novamente para a malta ver.

Abraço
thumb up

Admin

Mensagem por isacvareiro em Qui Out 06, 2016 12:09 am

isacvareiro

Mensagem por isacvareiro em Qui Out 06, 2016 12:10 am

isacvareiro

Mensagem por SL125 em Qui Out 06, 2016 12:22 am

Pela cor, parece óleo...
E a viscosidade e cheiro, que te pareceu, óleo ou gasolina?

Se for óleo, viste como estava o nível? Não estará com óleo a mais no motor e saiu pelo respiro do motor ou por algum tubo?

Se calhar também posso estar a dizer uma parvoíce, mas como dizes que faz barulho anormal, não serão os segmentos lixados?
Em resumo, se o óleo estiver de nível ou abaixo do nível, e se tratar de óleo, não mexia mais na mota e chamava o reboque para uma oficina.

Vai dando feedback.
Abraço
thumb up v riding

Admin

Mensagem por isacvareiro em Seg Out 10, 2016 9:44 pm

Boa noite,

Penso que foi um falso alarme devido à minha inexperiência. Então passo a explicar, após um mês e alguns dias de ter comprado a mota (usada) decidi que devia de a levar a uma oficina para uma revisão geral. Nessa revisão eles colocaram um lubrificante em toda a mota.

Então devido a acontecimentos que nunca me tinham acontecido pensei que fosse alguma avaria, por exemplo:
- O óleo que via no chão era o lubrificante que tinham colocado na mota, o nível do óleo está normal;
- Desde que comprei a mota nunca tive dificuldades em ligar e desta vez aconteceu, o sr da oficina disse que era devido à mota estar fria e por ter a torneira do ar fechada;
- Sempre que ligava a mota ela aguentava no relantim, desta vez não mas para isso não tenho explicação da oficina. Talvez seja pela mota estar fria, pelo relantim estar baixo ou talvez pela vela estar fraca (origem);
- O barulho anormal vindo do motor, o sr da oficina não ouve esse barulho. Talvez seja por eu agora ter mais experiência que tenha aumentado a minha atenção aos barulhos da mota;

Basicamente, o sr da oficina deu uma vista de olhos e ainda deu uma volta e concluiu que estava tudo normal. Ainda bem :-) Mais uma vez muito obrigado SL125, sem o forum a minha montada não seria a mesma! riding riding
isacvareiro

Mensagem por SL125 em Ter Out 11, 2016 9:31 am

Obrigado pelo feedback companheiro!
Mas vê lá se trocas essa vela...

thumb up v

Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo